segunda-feira, 19 de novembro de 2012

As vendas caíram. E agora ?

Não é segredo para ninguém que e e-commerces trabalham com datas muito sazonais. Alguns mais, outros menos, mas além das datas já conhecidas como dia das mães, pais ou natal, há datas que para um determinado segmento é mais forte do que para o outro, entretanto a queda nas vendas ocorrem em todos os segmentos independentemente da sazonalidade. Os fatores são diversos, como mês em que tem que pagar matricula na escola afeta, por exemplo, o segmento de sapatos. Mês de férias, afeta o de flores, crise financeira afeta a todos e por ai vai. Mas o que fazer ?

Existem algumas práticas que é possível fazer para que seu e-commerce eleve as vendas. Talvez não acima da média, mas pelo menos fazer com o que a média que você já tem seja mantida. Isso á ajuda a bater a meta de faturamento do mês, trimestre, semestre ou ano. O que vier além disso, é um lucro. E lucro extra é sempre bem vindo.

O primeiro passo é mensurar as vendas de hora em hora. Estabeleça uma relação. Quantas vendas você precisa fazer ao dia para bater a meta no final do mês ? Quantas vendas você precisa fazer por hora para a meta do dia ? Quantas vendas você faz, normalmente, por hora ? Está muito acima ou abaixo do que você propôs ? Ok, aqui temos uma meta para atingir, logo, sabemos onde queremos chegar. Há um objetivo claro.

Quando se mensura vendas, não se mensura apenas o geral e sim os produtos mais vendidos. isso é uma tática manja de e-commerce, mas que dá certo. Troque os produtos da home por aqueles mais vendidos no dia. Não se consegue prever acertadamente qual produto vai vender mais que o outro em determinado dia, mas durante o dia é possível fazer uma curava de tendência de produto e ir trabalhar com isto.

Entenda quais são seus carros-chefes de fluxo no site. Nem sempre as pessoas chegam apenas para home, apensar que a home é sem dúvidas a grande porta para o site. O Google é um grande parceiro do e-commerce, pois quase 97¨% dos e-consumidores passam pelo google para uma pesquisa. Teoricamente, e essa é uma média de mercado, o Google é o parceiro que mais trará fluxo ao site. Deveria ser o que mais converte, mas nem sempre é assim. Analise a taxa de conversão do Google.

Tenha um histórico, estabeleça uma meta e acompanhe de hora em hora se essa conversão está ok. Estabeleça até quanto você pode pagar por venda, o famoso CPA. Se estiver alto, você pode até vender, mas terá prejuízo no final do dia. Mantenha um equilíbrio de acordo com seu histórico e possibilidades.

E-mail marketing é outro canal que gera muita audiência e conversão. Em média, os portais chegam a ter até 15% de taxa de abertura das peças, podendo chegar a 1% de taxa de conversão, o que pode ser excelente para o seu negócio. Veja quais assuntos mais clicados, promoções mais "matadoras", assuntos mais buscados. Use as palavras-chave do Google par agerar textos nas peças de e-mail marketing. Meça retorno, o que mais vende. Entenda horários de maior taxa de abertura, dias que mais convertem. Mais uma vez, estabeleça um padrão e siga esse padrão.

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